2015-02-20

Sexualidade na pessoa com deficiência

As pessoas com deficiência intelectual são muitas vezes alvo de um tratamento protetor, como se fossem indivíduos assexuados ou eternamente crianças. A sexualidade nestas pessoas pode também ser vista como voraz, que deve ser reprimido.  As pessoas com deficiência sentem desejo, amam, sentem prazer e querem ser amadas, pelo que a escola e a família deverão  ter um papel ativo na sua educação sexual.
No caso das pessoas com paralisia cerebral, estas apresentam apenas dificuldades no movimento corporal, mantendo, na sua maioria, as suas capacidades intelectuais. Quem tem paralisia cerebral quase sempre precisa de outra pessoa para se alimentar, tomar banho, vestir, etc.
Os problemas das pessoas com paralisa cerebral são tratados como iguais aos dos tetra e paraplégicos, semelhantes aos das pessoas com deficiência intelectual, ou simplesmente negados. No sexo, como em tudo, o grande problema das pessoas com paralisia cerebral é a falta de coordenação motora, para além da deformação das feições físicas e da fala, funcionalidades importantíssimas na sedução.

Nenhum comentário: